BARÁ É uma divindade criada e manifesta desde os tempos primordiais,ligado a forças energéticas, e como todos os demais orixás ,tem atribuições específicas .
É BARÁ quem estabelece a extensa rede de comunicação entre os seres humanos e a natureza divina que nos circunda.
Está diretamente ligado e relacionado com as partículas atômicas,as cargas eletrônicas que o sangue se encarrega de distribuir.
Portanto, BARÁ atua como plasma sanguíneo, bioelétrico.
Na verdade Ele esta associado à vários tipos de radiações energéticas que formam complexos agrupamentos,que logo se auto-organizam como uma rede de forças uniformes, ou seja,uma coleção de partículas (elétrons, íons, e partículas neutras) ligadas a produção de radiação e oscilação de caracteres diversos.
Desta forma ,o plasma biológico (BARÁ),permite estabelecer uma co-relação entre os processos internos do organismo e as condições externas do ambiente. Assim,o plasma pode ser definido como manifestação bioelétrica natural de todo o organismo vivo.
Ilustrando bem esta situação quanto a energia que envolve este orixá,temos uma frase muito usada no meio espiritualista,ou seja:-BARÁ está frio,ou BARÁ está quente.
Por esta frase é bem simples entender como através da complexidade que é esta energia atuando de forma direta na VIDA.
Quando BARÁ está próximo,a esfera,a sua aura é avermelhada e sua pele,por mais frio que esteje a temperatura ambiente,estará quente.
Respondendo facilmente ao 'toque',ou seja ao 'sacudimento'.O chamado popular de "sangue quente".
Quando ocorre a pessoa ter o afastamento desta energia ,quando esta desequilibrado ou rompido com o ser,a sua aura,a sua esfera vibracional,fica completamente azul.
O sujeito passa a agir com absoluta emoção,acaba se perdendo e desorganizando a sua vida,já que informações de fora não chegam corretas e completas ao cérebro,da mesma maneira que as de dentro não atingem a consciência do todo.
A dualidade é uma realidade característica do universo.O equilibrio é mantido sob dois pólos.O homem por si só caracteriza-se por ser dual:CORPO e ESPÍRITO.
Esta dualidade muitas vezes cria controvérsia,e, temos com orixá BARÁ ,talvez a mais polêmica e controvertida energia.Dúvidas imputada pela distorção do conhecimento.Estímulo da imaginação visando manipular atravéz do medo usando má fé e principalmente a influência negativa por falta de conhecimento,bitolando as mentes das pessoas,incuntindo a maldade , o feio como oposto de uma nova criação mandatária e interesseira sendo o legado do bem,do belo,do divino.Pura ignorância.
Mas por muito tempo BARÁ foi tido ,e o é ainda por muitos,como a personalização do demônio,do Diabo.
Da mão ruim de Deus? Não ,claro que não, não é verdade e chega as margens da grosseria.
O Demônio é simplesmente ruim e Deus simplismente bom. Simples assim.
Mas, BARÁ, não é Demônio, muito menos a negação da bondade.
BARÁ é o elemento dialético do cosmo,está em todo local,é o >SER-FORÇA<,que esta em toda parte e pertence a todos os domínios existentes.
Esta energia esta diretamente associada e cumprindo o organograma estipulado por OLODUMARÉ, sendo ,mensageiro dos demais deuses, pois só ele pode dar movimento as coisas.No universo tudo esta em movimento, evolução. Tudo está ativo. Organizadamente ativo.
E somente BARÁ pode dar sequência a evolução, pois somente ele pode transportar a mensagem do som que sai.
O fogo crescente que inicia seu caminho.
É importante frizar que os demais orixás , com suas responsabilidades em termos universal,tem também um BARÁ individualizado para servir de elemento de ligação entre o divino e os mortais.
E mesmo assim BARÁ não perde sua individualidade, sua energia,muito ao contrario,ele absorve a energia a que esta vinculado e recomeça junto com a sua energia nova trajetória harmonizado com o todo,visando o cumprimento da regra do conjunto.
NÃO IMPORTA QUEM FAÇA.TEM QUE SER FEITO.
BARÁ é o primeiro filho de IEMANJÁ.Originalmente era o sol nascente,o fogo serpentino,crescente,criador e também destruidor.
Cheio de vigor.Governa o fluxo de energia e a realização correta dos fenômenos naturais, mensageiro entre deuses e mortais,por este motivo tornou-se o senhor dos caminhos,trabalhador nas encruzilhadas, estradas,
portas,porteiras,etc.
Fogo serpentino.Liberto e autônomo.Grande poder de construir e destruir.
Mas não aceite o destruir como sinônimo de estragar,mas sim,uma necessidade de modificação buscando manter a evolução e o movimento.Incansável e muitas vezes com fortes contradições.
Orixá BARÁ tem o previlégio de receber todas as obrigações em primeiro lugar.É o mercador que move o mercado,os negócios. Amigo dos prazeres da vida.
Adora comer,beber,cantar,dançar, rir,fazer amor.Não o sexo convencional,mas o charmoso,cheio de milindres, agrados,bajulamentos.
Sempre muito alegre,animado,brincalhão,inteligente e vivo. É dado a fiscalização,e,a ele pertence o conhecimento do caminho, dos bons e maus costumes. Sempre atento a inovações.
Pode realizar qualquer tarefa,quando solicitado,desde que ganhe algo em troca.
Nesse particular convém salientar o que já foi colocado,ou seja,sempre serve-se ou agrada-se o BARÁ primeiro, pois como realçamos , Ele é o intermediário entre deuses e mortais ,se não for agradado não adianta pedir a outras entidades,pois ele simplesmente ficará olhando as súplicas e não entrará em ação.
BARÁ é a ação!
Com suas polaridades e inversões,faz lembrar que OBALUAIÊ, com seu BARÁ, seu princípio dinâmino do existir não é apenas morte e sofrimento,mas sim é principalmente transformação e vida.
BARÁ e OBALUAIÊ encontran-se na pele.
Pela sua dinâmica, influência ,BARÁ é uma entidade muito sensível que só OLODUMARÉ pode controlar.Entidade ciúmenta.
Deixo aqui um alerta,pois acredito ser muito oportuno para todo aquele que deseja entrar na estrada da vida margeando a linha dos orixás:
BARÁ é BOM,o que não é bom é a conduta e postura dos homens que desejam utilizar a energia dele para situações que alterem a evolução,principalmente utilizando sua carga negativa, saturada.
Alerto para a lei primeira: a lei do karma,causa e efeito.
Caminhante na estrada da redenção,que nossa consciência seja completa e que nossa fé não seja cega. É normal que cada orixá e não poderia ser diferente com BARÁ, repasse a seus filhos encarnados um pouco do seu ser. De seus cacuetes, faniquitos e logicamente suas virtudes.
Os filhos deste orixá apresentam algum sinal tipico físico, problemas com circulação, cardíacos, articulaçoes e sistema nervoso, emotivos ao extremo, ciumentos.
São sonhadores,gostam de liberdade mas não as dão.Vida curta e agitada.
Amigos dos prazeres da vida adoram comer ,beber,mas muitas vezes quando bebem,tudo pode mudar,tornando-se mentirosos, briguentos, rabujentos, provocativos, insolentes, desordeiros,indesejáveis, mal educados, atrevidos,
principalmente provocadores de situações embaraçosas ligados a infedelidade conjugal.
Maldosos. Ciumentos. Mania de vigiar, estando sempre atento em tudo e em todos.
Não gostam de estar sozinhos.
Adoram ser o centro das atenções,de chamar a atenção, muitas vezes até criando situações de embaraços.
Os negócios são feitos quaze que instantaneamente, pois são volúveis e mudam com frequência de opiniões.
Sentem atrações por lidarem com fracos e doentes. Solidários.São de estaturas medianas,não se amendrontam com doenças, futuro e situações difíceis.
Numa conversação ,dificilmente seu pensamento estará ligado ao assunto,esta sempre correndo na frente.
Temperamento explosivo e impulsivo. Amoroso, radical, sonhador, adorador das surpresas e diferenças. Apaixonado pelo sexo oposto, infiél mas preso a uma única pessoa.
Prestativo,amante fantástico, manhoso,amável.
Enfim este é BARÁ !
http://www.vetorial.net/~rakaama/o-bara.htm