sábado, 11 de maio de 2013

DESVENDANDO CAPADÓCIA


DESVENDANDO CAPADÓCIA - CIDADES SUBTERRANEAS E A CIDADE ÉFESOS - NA TURQUIA

Balões e cidades subterrâneas na Capadócia, a terra de São Jorge, na Turquia

Capadócia encontra-se no coração da Turquia,   com paisagem lunar e bem diferente do que já vimos até então, devido as formação de origem vulcânica, em que cristãos refugiados se esconderam em cavernas que deram origem a casas e igrejas em penhascos de pedra e em cidades subterrâneas. 

CAPADÓCIA

A Capadócia, região na parte asiática da Turquia, fica na Anatólia Central, cerca de 330 km ao sudeste de Ankara, capital da Turquia, de onde se alcança a região de carro ou ônibus em mais ou menos 4 horas. A cidade mais perto com aeroporto se chama Kayseri. De lá se leva aproximadamente 1 hora de carro até os lugares mais belos da Capadócia, em 1985 declarados Patrimônio Mundial da UNESCO, nas categorias cultural e natural. Nesta época, a região da Capadócia era quase desconhecida. 
Os poucos turistas que passavam por lá eram, em sua maioria, mochileiros que dormiam nas cavernas e cidades subterrâneas de lá. Hoje, a Capadócia recebe 1,5 milhão de turistas por ano em confortáveis boutique hotéis, atraídos principalmente pela possibilidade de sobrevoar a região de balão, que vale como experiência única, espetacular e mágica - absolutamente imperdível!



Toda a região se encontra no planalto da Anatólia com aproximadamente 1.000 m de altitude, onde o verão é quente e seco – com temperaturas em torno de 40ºC – e o inverno rigoroso com neve, gelo e temperaturas até -20ºC. Sendo assim, a melhor época para visitar a Capadócia é na primavera (maio, junho) e no outono (setembro, outubro), mas quem suporta bem o calor também pode viajar no verão, porém sempre se protegendo do sol intenso e bebendo muito líquido. Como é região turística é permitido usar roupa curta, porém recomenda-se levar panos para se cobrir como proteção do sol e para entrar nas igrejas. Os vôos de balão se realizam entre março e novembro.

O que tornou a Capadócia uma região singular de rara beleza é sua formação geológica, resultado da ação de forças naturais.Há 60 milhões de anos formou-se a cordilheira de Tauro, ao sul da Capadócia, ao mesmo tempo como os Alpes. A formação daquela cordilheira deu origem a numerosas elevações e depressões na Anatólia central. A topografia da região foi então modelada pelas constantes e violentas erupções de três vulcões durante milhões de anos: do Monte Erciyes (3.916 m), do Monte Hasan (3.268 m) e do Monte Melendiz (2963 m). As primeiras erupções deixaram uma espessa camada de rocha macia, chamada tufa, as seguintes uma camada de basalto com a rocha mais dura que retardou a erosão da tufa. Calcula-se que, só o Erciyes terá originado depósitos que cobriram 10.000 km² com uma espessura entre 100 e 500 metros. 
A chuva e o vento de milhões de anos abriram fendas na crosta basáltica, permitindo que a água e neve se infiltrassem e acentuassem a erosão que criou grandes platôs e formações rochosas, chamadas de chaminés de fada. Há vales com as mais diversas formas, com cones fálicos (Vale do Amor), agulhas, grutas, pirâmides e formas de animais. Cada um vê que sua imaginação permite. Uma parte de “Guerra das Estrelas” foi filmada aqui, usando as paisagens lunares que parecem de outro mundo. Os vulcões hoje extintos se aproveita para a prática de esqui. Nos vales se oferecem caminhadas guiadas, cavalgadas e passeios de mountain bike.

Alguns locais imperdíveis para o visitante da Capadócia:

 
Museu a Céu Aberto de Göreme – patrimônio mundial: No vale de Göreme está localizada a maior concentração de mosteiros, capelas e igrejas escavadas na pedra da região da Capadócia. No Museu a Céu Aberto de Goreme estão espalhados aproximadamente 200 lugares sagrados, dentre eles, monastérios. Existem entre 400 e 600 igrejas na região, muitas delas escavadas em rochas, super  interessantes de visitar. As mais antigas datam do século VI, embora a maior parte seja dos séc. X e XI, o período que vai desde o fim das incursões árabes, até a chegada dos seljúcidas. A maioria tem afrescos que retratam cenas da vida de Cristo,  sua crucificação e ressurreição, com os apóstolos, geralmente em tons monocromáticos. 
Hoje em dia os habitantes das cavernas são predominantemente turistas hospedados em hotéis formados na caverna. Os turistas encontram na Capadócia uma paisagem surreal, a riqueza de igrejas antigas e oportunidades sem precedentes para atividades de aventura. Onde mais você pode flutuar sobre as chaminés das fadas em um balão de ar quente na parte da manhã, admirar os afrescos bizantinos à tarde e saborear uma deliciosa comida e vinho, por exemplo, à noite? Muito menos fazer uma caminhada espetacular através de um desfiladeiro cor de rosa, entrar em um bazar dos tempos otomanos e ver um turbilhão de dervixes com rituais hipnotizantes . É essa mistura de atrações que faz Capadócia um destino turístico irresistível. 

Mas a verdadeira alegria da Capadócia não vem da sua riqueza de hotéis-butique, seu pôr do sol espetacular,ou de sua recepção calorosa e acolhedora. No lugar disso, decorre do fato de que a vida ainda segue um ritmo de aldeia, longe do estilo de vida dos jet-ski das estâncias turísticas do Mediterrâneo ou o caos maravilhoso de Istambul. Este é um lugar para desfrutar em seu próprio ritmo. Conheça essa mistura que faz da Turquia um dos destinos turisticos mais visitados do mundo! 

GÖREME, Turquia - Antes de tudo, havia três vulcões. Eriyes, Hasan e Melendiz cuspiram lava, do alto de seus quatro mil metros de altitude, por milhares de anos, na Anatólia, região central da Turquia.

O trio, associado à força da erosão - do vento e da chuva, principalmente - e da ação do tempo, esculpiu um cenário único no mundo, capaz de tirar o fôlego dos visitantes não só em passeios em terra, como em impressionantes voos de balão.

Hoje, a Capadócia, terra de São Jorge, é uma região que atrai cada vez mais viajantes em busca de belas paisagens, misticismo e História. Não é à toa que a Lua, os Flintstones e filmes de ficção científica sejam referências recorrentes para descrevê-la, pela sua imensidão e pelo jeito de terra inóspita pós-apocalipse. O efeito visual ímpar produzido pelo tufo, uma rocha vulcânica não muito difícil de ser escavada, foi moldado também pelo Homem, que lá encontrou condições ideais para se refugiar dos inimigos que invadiram a região em diversas ondas, e perpetuar manifestações culturais então proibidas, como a criação de imagens religiosas, inclusive de figuras bíblicas que por lá teriam passado. E para construir verdadeiras cidades subterrâneas. Tudo isso transformou a beleza das colinas em ponto turístico.Cidades subterrâneas e vale imaginário em séculos de História.

 CIDADE DE EFESO

Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do primeiro século D.C. era a quarta maior cidade do Império Romano.

Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia.

O governador e outros oficiais de Roma entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes prédios públicos deram a Éfeso uma lugar integral na vida cultural de toda região.
Na metade do primeiro século D.C., Paulo trabalhou em Éfeso por diversos anos.
 Éfeso estava localizada onde as águas do mar Egeu banham as praias da Ásia Menor. A ilha de Patmos pode ser vista ao longe. Protegida por montes costeiros, o centro da cidade atraía navios de muitas parte do Império Romano.

FOTOS

Teatro Central - Éfeso 


O Elegante teatro de Éfeso suportava 24.000 pessoas sentadas para jogos, música e cerimônias religiosas. Era também usado para encontros públicos e questões deliberativas, execução de ações do conselho da cidade e questões legais.


De acordo com Atos: 19.23-41, devotos da deusa Ártemis ou Diana encenaram uma demonstração anti-cristã no teatro. A rua na direta da foto levava à fonte das águas. Nas proximidades estavam os armazéns e o complexo do ginásio-termas.
 



 Estrada de Mármore -  
 
Uma avenida pavimentada com mármore conecta o teatro e o centro da cidade com o sul. Aqueles que vinham do norte pela estrada poderiam encontrar o renomado templo de Ártemis ou Diana. Colunas alinhadas corriam ao longo da margem da estrada. No lado esquerdo estava o grande Ágora ou mercado público.
 

 Portal - Éfeso 


Esse portal monumental fica numa das saídas do mercado. Foi construído entre 4 e 2 A.C. por ex-súditos de Augustus, que dedicaram o portal ao imperador e sua família. Uma inscrição nas paredes do portal chama Augustus "filho da divindade", desde que ele foi adotado como filho de Júlio César, que foi deificado pelo senado Romano. A inscrição também lista funções que Augustus tinha, incluindo a de sumo-sacerdote. Estatuas de Augustus e sua família olham para baixo aos que atravessam pelo portal. 
 


   
Teatro Menor - Éfeso 

O teatro menor era parte do complexo de edifícios que constituíam o centro administrativo de Éfeso. Embora a estrutura construída na foto seja do segundo século, um lugar anterior de encontros para o concílio da cidade ficava neste lugar quando o livro do Apocalipse foi escrito. O pequeno teatro era usado para concílios da cidade e para concertos.




ARTEMIS OU DIANA - Éfeso 

Ártemis ou Diana era a principal divindade de Éfeso. Embora Átermis fosse cultuada em diversos lugares, seu santuário em Éfeso estava entre uma das maravilhas do mundo antigo. Suas imensas colunas fechavam um espaço sagrado no qual uma estátua dourada se encontrava. Peregrinos vinham de toda a região para culto de santificação, contribuindo para a renovação da cidade.

Ártemis e seu irmão Apolo eram considerados filhos de Zeus e Leto. Ártemis é freqüentemente descrita como uma virgem caçada, destemida em oposição a seus adversários. Em Éfeso ela parece ter sido uma deusa mãe, provedora de fertilidade e novos nascimentos.




  
Fonte: www.melodiasdaccb.kit.net 





 Biblioteca de Celso

 Construída entre 110 e 135d.C., foi atacada pelos godos, passou por incêndio, terremoto está lá majestosa, com as deusas Sofia, da sabedoria, Areta, da virtude, Enoia do intelecto e Episteme do conhecimento, nos nichos da escadaria.






   
Perto das ruínas de Éfeso e Seljuk, no alto da colina fica a casa onde viveu a Virgem Maria, mãe de Jesus até o fim de sua vida, na companhia de São João, depois da morte de Jesus
 


 O parque é um local santo, visitado por muitos fiéis católicos, pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Bento XVI. (É curioso que também recebe muitas visitas de muçulmanos.).

O lugar foi descoberto em 1812 por uma freira alemã; Anne Catherine Emmerich, acamada sem nunca ter saído de casa, que teve visões a respeito da casa da Virgem Maria.

É um lugar muito simples, mas de muita energia; há uma capela de pedra, onde havia a casa, e ao lado há uma fonte de água benta, onde Nossa Senhora bebia água. Há uma lojinha de lembranças, medalhinhas, terços, etc, e vendem garrafinhas pet para colocar água benta. (E você pode levar sua garrafinha.).

Na saída há um muro cheio de orações e pedidos amarrados com fitinhas e papel torcido.


 Éfeso ou Éfesus, (Ephesus) é uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, uma das maiores cidades em ruínas do mundo ocidental, maravilhosa! Um museu a céu aberto!




Fonte: www.vamosparaturquia.com.br

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário